sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Facil falar, dificil é viver! Amar é mandamento e tem que mandar em você!



   "Mateus 22:34-40; 34 Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho.
35  E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
36  Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
37  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38  Este é o grande e primeiro mandamento.
39  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40  Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."

  Esse é o nome da música composta e cantada por um irmão na fé e grande amigo, que eu admiro muito pelo trabalho que faz, o DH Luthero. Ele tem cantado rap falando do amor de Deus e atingido muita gente em varias partes do Brasil com a mensagem. Mas eu sei que ele prefere que eu fale da mensagem, porque ele é apaixonado por ela.
   Os dois mandamentos são semelhantes e semelhantemente importantes, pois o amor nasceu no coração de Deus, antes de todas as coisas, antes mesmo que o homem. Deus criou o homem por amor, pois por que  mais Deus criaria um ser que Ele sabia que ia o trair, duvidar dele, desobedecê-lo por livre e espontânea vontade, ser ingrato? Somente por amor!
   Logo, podemos entender que antes de tudo " Deus ama o amor", sim, "Deus ama o amor" e Odeia o ódio.
Quando observamos tudo que o  Senhor Jesus nos ensinou e viveu, deu exemplo, vemos o "amor" saltar aos  olhos. Não dá pra separar a atitude submissa de Jesus no seu sofrimento e crucificação do amor. Tudo foi por amor a você e eu.
   A ordem de Jesus foi bem clara: "ame", e foi mais além: "ame ao teu próximo como a ti mesmo" ou seja, faça pelo teu próximo até aquilo que você só faria por você mesmo. Não é dar restos, esmolas. Você gosta de restos e esmolas? Não é apenas umas palavras simpáticas, pois comumente não são suficientes pra resolver problemas. Você gosta de resolver os seus problemas não é? Então entenda: pra Deus o teu próximo, pode ser qualquer um, até aquele que diz que te odeia, que te prejudica, que te ameaça. É pra eles, assim como o samaritano da parabola de Jesus, que ajudou um judeu, mesmo sendo dois povos de histórica inimizade, e não apenas ajudou, mas fez tudo que era necessário para salvá-lo, tudo que podia.
Não há como ser abençoado por Deus se o que te move não é o amor, mas o interesse próprio.
   Deus ama o amor, e quem ama como Ele. Se agrada de atitudes movidas por amor. Não seja movido pelo que o mundo valoriza, pois Deus não pode ser enganado: Ele conhece o teu coração e sabe o que te move, por isso Jesus ensinou:
   " Mateus 6:3  Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,"
   Você tem obedecido, se esforçado pra obedecer o mandamento de Jesus? Ou tem amado somente a si e aos seus?
   "Mateus 5:43-48; 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
44  Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;
45  para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
46  Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47  E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
48  Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste."
   Ser perfeito nesse contexto não é não errar nunca, mas desejar não errar nunca. Procure olhar para o teu próximo, por mais perdido que ele pareça estar, da mesma maneira com que Deus olha, e será muito mais fácil obedecer e agradar a Deus.
   Deus te abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou faça perguntas livremente, pois Deus não é Deus de duvidas ou confusão. Prometo buscar Nele e em sua palavra com todo o coração a resposta correta pra você.